INTRODUÇÃO
 
Administração de Produção diz respeito à prestação de serviços e atividades industriais. A função da Produção é central para a organização porque produz os bens e serviços que são a razão da sua existência.
 
Uma interpretação restrita pode limitar a produção a geração em massa de produtos comerciais em grandes fábricas. Embora seja este um dos seus aspectos mais importantes, ele representa apenas uma parcela do conjunto da produção. Os produtos variam desde as ferragens e maquinaria, até o domínio intangível da recreação e da informação; são produzidos por indivíduos, equipes, tribos ou corporações, em galpões, telheiros, laboratórios ou fabricas. Em todos os casos a produção é semelhante, apesar da diferença em matéria-prima empregada, processo de fabricação e produto final. Estas considerações formam a base dos estudos sobre a produção, através dos quais os recursos naturais são conservados
e tornam-se mais úteis.
 
O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO
 
Qualquer organização, produz bens ou serviços ou ambos, e faz isso por meio de um processo de transformação. A esse processo de transformação damos o nome
de função de Produção. Como nem sempre o que as empresas produzem são bens tangíveis, como os serviços por exemplo, chamamos também de função (ou Administração) de Produção e Operações.
 
CONCEITO:
 
" Transformação é o uso de RECURSOS para mudar o estado ou condição de algo a fim de produzir ou transformar alguma coisa, em ALGO DE MAIOR UTILIDADE."
 
Então produção é a transformação de algo - produto, matéria prima ou serviço, em outro bem ou serviço, de melhor qualidade ou utilidade.